segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Projeto Bioágua Familiar




Entre 2009 e 2012, foi realizado um estudo sobre reuso de água cinza na agricultura familiar em comunidades rurais de Olho D´Água dos Borges, RN. O estudo contou com a participação da Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável (ATOS), famílias rurais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Fundação Guimarães Duque (FGD) e Projeto Dom Helder Câmara do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PDHC-MDA).

Em quatro residências foram instalados sistemas denominados Bioágua Familiar, cada um incluindo, basicamente, a coleta de água cinza, seu tratamento em um filtro, sistema de irrigação e horta. A concepção, projeto, instalação, operação, adequações (em relação aos filtros, sistemas de irrigação e culturas produzidas) de cada sistema, foram de responsabilidade do PDHC-MDA e da ATOS. A UFERSA teve como função básica, o acompanhamento dos sistemas e avaliação da qualidade da água de reuso, do solo e das culturas produzidas.

Observou-se a possibilidade da manutenção de uma produção agrícola com o reuso de água cinza tratada.

O workshop Bioágua Familiar: Reuso de Água Cinza no Semiárido Brasileiro tem por objetivo divulgar essa experiência de reuso de água cinza na agricultura familiar do semiárido brasileiro a partir de um sistema simplificado.

2 comentários: